Ementa: O ambiente construído e os resíduos de construção; legislação; caracterização física dos resíduos de construção civil (RCC); reciclagem dos RCC. aspectos legais; etapas do gerenciamento de RSS; elaboração de PGRSS. Curso de 10 horas

Resumo: Com a implementação da Lei 10.426/2002 e as determinações do Decreto 5.626/2005 que reconhece a Libras como primeira língua da comunidade surda brasileira e orienta a formação de profissionais, dentre eles o tradutor intérprete de língua de sinais, para atuarem na área da surdez, acredita-se que é necessário gerar ações para efetivamente garantir o acesso e principalmente a permanência e formação de educandos surdos. Desta forma a proposta do curso visa investir na formação profissional, possibilitando o acesso a informações e teorias com estratégias eficientes à construção de novos conhecimentos para o confronto com situações práticas educacionais e comunicativas na perspectiva bilíngue principalmente em relação a tradução e interpretação.

Público Alvo: Tradutores/Interpretes de Língua de Sinais, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Professores e profissionais de áreas afins, interessados no aprendizado da língua brasileira de sinais para transpor por meio da comunicação as barreiras impostas entre as comunidades surdas e ouvintes, em cumprimento à Lei no 10.436/02.

Carga Horária: 30 horas

Resumo: Este curso tem como objetivos apresentar o Moodle e propiciar a exploração e apropriação do uso dos recursos e ferramentas disponíveis nesse ambiente, ou seja, possibilitar que você, como aluno, conheça, compreenda e desfrute de todas as possibilidades pedagógicas que essa plataforma educacional oferece. 

Público Alvo: Docentes, Discentes e Técnicos Administrativos da UENP

Carga Horária: 8 horas

Resumo: O curso tem a finalidade de auxiliar o público em geral no planejamento, na organização, na tomada de decisões e no controle do dinheiro. Composto de quatro módulos, aborda os seguintes temas: Educação Financeira e nossa relação com o dinheiro; necessidades e desejos; Compra racional; Controle financeiro e orçamentário; e consumo sustentável. Como apoio aos estudos os interessados terão à sua disposição: vídeo aulas, vídeos de apoio, atividades de reforço, além de testes para melhor conhecer seu comportamento em relação ao dinheiro.

Público Alvo: Comunidade em Geral

Carga Horária: 30 horas

Resumo: O objetivo do curso é proporcionar aos alunos (colaboradores da UENP) o conhecimento e operacionalização da ferramenta do e-protocolo, programa do Estado do Paraná destinado a tramitação de documentos nas esferas internas e externas dos órgãos componentes da Administração do Estado.

Público Alvo: Docentes e Técnicos Administrativos da UENP

Carga Horária: 8 horas

Resumo:Este curso de Introdução à Impressão 3D visa apresentar alguns tipos de impressoras existentes, mostrar os componentes e características básicas das impressoras 3D, filamentos e por fim descrever o que são modelos 3D e como estes são impressos em impressoras 3D.

Público Alvo: Comunidade em Geral (Recomenda-se bom conhecimento de ferramentas computacionais)

Carga Horária: 10 horas

Resumo: O objetivo é transmitir o conhecimento sobre as principais abordagens e concepções que permitam, não somente a familiarização com o nosso Sistema de Seguridade Social, como também oferecer condições de aprimoramento profissional e capacitação de agentes promotores de justiça social, aproximando os programas de distribuição de renda da população elegível e auxiliando no combate às situações de vulnerabilidade gerados pela pandemia do Covid 19.

Público-Alvo: Estudantes, Profissionais do Direito e da Assistência Social, População em Geral.

Carga-Horária: 30 horas

Resumo: As transformações observadas nos modos produtivos e padrões de consumo da sociedade nas últimas décadas condicionaram o homem a novas formas de trabalhar e de se organizar no trabalho. O curso sobre Saúde do Trabalhador foi pensado para fornecer conhecimentos históricos, teóricos e técnicos da saúde do homem no ambiente de trabalho. Com uma abordagem interdisciplinar une diferentes áreas como medicina, engenharias, epidemiologia, administração, planejamento, ciências sociais e saúde. O objetivo é agregar conhecimento sobre as relações entre produção, ambiente e saúde às práticas preventivas de saúde, solucionando problemas concretos, considerando o trabalho como determinante do processo saúde-doença.

Público-Alvo: População em Geral.

Carga-Horária: 30 horas

Resumo: O curso busca debater as medidas propostas pelo Governo Federal para combate da crise econômica e do desemprego durante a crise de coronavírus (COVID-19) e seus impactos na relação entre empregado e empregador.

Público Alvo: Estudantes, Profissionais, Comunidade em Geral.

Carga Horária: 10 horas

Resumo: O estudo consistirá na análise das funções estatais e de seu conceito, além da inadequação do termo “tripartição de poderes”, amplamente difundido, mas também criticado pela doutrina mais apurada. Serão abordados seus elementos históricos para que possamos entender como se deu o surgimento das funções estatais e a necessidade de separação de cada uma delas em órgãos distintos. Serão estudados, ainda: a função executiva (Poder Executivo); a função jurisdicional (Poder Judiciário); a função legislativa (Poder Legislativo); e uma “Quarta função”: a fiscalizatória. Por fim, será objeto de análise a teoria dos freios e contrapesos (checks and balances).

Público Alvo: Estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior

Carga Horária: 20 horas